5 dicas para lidar melhor com a depressão

Publicado em 15 de outubro de 2018.

Depois de abordarmos os sinais de depressão, em ambos os sexos e também as características mais específicas da depressão masculina, você vai encontrar nesse post algumas dicas importantes para lidar com a depressão, mesmo antes de procurar ajuda especializada.

Isto é fundamental, uma vez que nem todos têm acesso aos serviços de saúde ou contam com o auxílio de psicólogos e/ou psiquiatras. E mesmo quando os serviços estão disponíveis, é possível que não tenhamos condições psíquicas e força de vontade suficiente para pedir ajuda.

Então, vamos explorar algumas atitudes importantes para nos ajudar a lidar melhor com a depressão:

1. Fale mais sobre o que te incomoda  – Não se isole. É fundamental que a pessoa que está se sentindo deprimida procure amigos, parentes ou pessoas nas quais ela confie para falar a respeito de suas dúvidas, aflições e problemas. Muitas vezes, apenas dividir nossos problemas a um ouvido atento já é suficiente para experimentarmos certo alívio em relação aos sintomas.

2. Exercite-se com frequência – Sim, não estou sugerindo que você faça uma caminhada apenas uma ou duas vezes por semana. O corpo precisa de movimento com razoável intensidade de 4 a 5 vezes por semana, ainda mais quando estamos deprimidos. Então caminhe, nade, pratique esportes ou matricule-se numa academia o quanto antes. Seu corpo e sua mente irão agradecer muito. Além do mais, se exercitando o corpo fabrica naturalmente os neurotransmissores que você tanto necessita para se sentir melhor.

3. Não escorregue para a bebida, drogas ou comportamentos de evitação – Somos humanos e como humanos tendemos a nos esquivar daquilo que nos causa problemas. Então buscamos alternativas que possam nos oferecer alívio imediato, um copo, uma noitada, drogas, sexo, alternativas não faltam…Em vez de se entregar a comportamentos auto-destrutivos, procure examinar o problema de frente e ver se não seria melhor buscar uma alternativa construtiva. Em geral, a médio prazo evitar grandes esbórnias e encarar de frente o problema irá ajudá-lo(a) e melhorar e muito as chances de uma recuperação.

4. Tente estabelecer e manter uma rotina saudável – Acordar cedo, ir trabalhar ou se ocupar, além de buscar uma alimentação saudável ajudam muito a organizar também o nosso ciclo circadiano, ou seja, ajuda a regular hormônios, neurotransmissores, glândulas e tudo o mais o que regula o nosso humor e a nossa força de vontade. Dormir de madrugada, acordar tarde e não fazer nada estão na lista dos comportamentos mais deletérios a serem adotados quando pensamos em depressão. Procure se ocupar, se voluntariar (mesmo quando não tiver um trabalho) e ser produtivo em sua vida. Com certeza você irá ser capaz de enfrentar melhor os períodos de baixa.

5. Tome coragem e peça ajuda –  Se nada disso adiantar depois de algumas semanas, procure ajuda. Pode ser que você não esteja apenas triste e realmente precise de auxílio psicoterápico ou médico. Não há nada de errado nisso. Milhares de pessoas se beneficiam de uma escuta profissional direcionada. Procure um psicólogo ou psiquiatra de sua confiança ou peça indicação para amigos e parentes. Esses profissionais são formados e estão capacitados para melhor ajudá-lo(a) num momento de crise. Atrasar demais a busca por ajuda pode servir apenas para aprofundar os sintomas e tornar o tratamento mais difícil e portanto mais demorado.

Ilan Segre é Psicólogo Clínico formado pela USP, pós graduado em Fitoterapia pela Fac. Mario Schenberg. Complementou sua formação como psicólogo residente no Gupta Yogic Hospital (Lonavala), Jipmer Hospital (Pondicherry) e no Nisargopchar Ashram (Pune), na Índia. Foi um dos fundadores do NUMIER – Núcleo de Medicina Integrativa do Hospital Emilio Ribas e, em 2012, publicou o livro Terapia Integrativa (ed. Ágora).  Atualmente atende em seu consultório, unindo Psicoterapia Clínica com técnicas integrativas para remissão dos sintomas.


Comentários

Olivio dos santos

Em 27 de outubro de 2018 às 19:26

Minha esposa tem depressão ela viva me acusando de coisas que eu não estou fazendo ela não acredita em mim como posso ajudala?


Ilan

Em 29 de outubro de 2018 às 13:44

Boa tarde, Olivio.

A melhor coisa é orientar a sua esposa a buscar tratamento ou vocês dois juntos buscarem uma terapia para o casal. É importante ter um profissional isento e independente, que possa olhar os conflitos do casal e ajudá-los a resolvê-los.
Abraços, Ilan


viviane alexandre

Em 07 de novembro de 2018 às 10:39

sigo por dias de tortura com meus pensamentos, sentimentos de incapacidades, sem vontade se quer de levantar da cama, já sinto todos esses sintomas refletindo na minha saúde, como dores musculares e palpitações estranhas no coração, me sinto um ser humano sem forças para nada.


Ilan

Em 05 de dezembro de 2018 às 15:57

Ola Viviane. Pelos sintomas que descreve parece que realmente seria importante buscar apoio especializado. Caso seja possível, seria importante iniciar terapia e eventualmente também solicitar acompanhamento médico.


Guilherme

Em 11 de novembro de 2018 às 17:39

Boa Tarde,

Acho que estou com depressão, mas nao consigo procurar um psicologo nem contar há algum familiar, nao possuo nenhum amigo, e os poucos colegas que tenho nao tenho confiança pra dizer. Fico com a recorrente ideia de fugir de casa, voce pode me indicar alo que eu possa fazer.


Ilan

Em 05 de dezembro de 2018 às 15:56

Boa tarde. A primeira coisa a fazer é buscar ajuda. Se não puder buscar um Psicólogo, procure alguém para compartilhar seja amigos ou família de forma que aos poucos você consiga retirar o peso do medo de exposição e possa ir em busca de tratamento. Abraços e melhoras.


Aiume Bremer

Em 06 de janeiro de 2019 às 22:45

Há 13 dias eu tive uma neném, depois que eu sair do hospital e cheguei em casa me deu uma ansiedade, angústia e vontade de chorar e meu esposo teve que dar uma volta comigo de carro no bairro, aí tive a crise dois dias depois, aí hoje sinto só ansiedade, quando penso que meu esposo precisa ir trabalhar ou fico pensando quando minha neném vai crescer, tem horas que eu sorri, mas tem hora que não consigo rir de nada, aparece uma vez por dia essa ansiedade.
Fico mais ansiosa porque meu médico disse que esse sentimento de ansiedade vai passar, em uma ou duas semanas, hoje completou uma semana e estou com medo disso não passar, preciso aproveitar minha neném 😭😭


Ilan

Em 02 de fevereiro de 2019 às 08:06

Ola Aiume;
Pode acontecer rebaixamento do humor (tristeza), que ainda pode ser mesclado com ansiedade e angústia logo após o parto. O problema é quando estes sintomas se prolongam muito em função do tempo. Caso perceba que os teus sintomas não estejam passando, convém buscar ajuda médica para diagnosticar corretamente o que pode de fato estar ocorrendo. Abraços


Vania

Em 07 de janeiro de 2019 às 22:31

Meu marido suicidou em 2015. Apesar da tristeza consegui ficar de pé, mas agora passado 3 anos começou meu quadro de depressão. Procurei o mesmo psiquiatra que me atendeu quando meu primeiro filho com 2 anos faleceu Tive uma melhora e agora uma recaída. Tomo 300mg de efexor e 50mg de levotiroxina sódica Já fiz terapia mas não consigo melhorar esta tristeza . Não sinto fome , tenho muito sono e uma saudade do meu marido que me persegue! Não sei o que fazer! Tenho vontade de morrer para acabar com isto


Ilan

Em 02 de fevereiro de 2019 às 08:04

Ola Vania;

De fato as perdas de entes queridos são muito difíceis de superar. Você precisa associar exercício físico, alimentação saudável e também um projeto de vida importante para superar a tristeza e a vontade de morrer. Retomando a psicoterapia, associada a essas técnicas melhora significativamente a chance que você possa superar o luto da perda. Abraços


Jackelline paggalire

Em 15 de janeiro de 2019 às 22:42

Olá meu nome é Jaqueline e eu sei q tenho depressão pois sinto todos esse sintomas e agr estou passando a não confiar em ninguem até minhas melhores amgs estou vendo de forma diferente não consigo falar com niguem pois já tentei e me falarão q era frescura ai deixei p la mas to morrendo aos poucos ja cheguei a quase tirar minha vida mas chegarao bem na hora eu sei q nao tem mais jeito p nada …..tô muito cansada não só fixamente mais pisicologicamente


Ilan

Em 02 de fevereiro de 2019 às 08:01

Ola Jackeline;

Depressão tem tratamento. Procure ajuda médica especializada para diagnóstico e melhor acompanhamento do seu quadro. A terapêutica combinada de remédios + psicoterapia costuma funcionar muito bem para isso.


Girlene Fagundes

Em 17 de janeiro de 2019 às 19:46

Boa noite me identifiquei com algums sintomas né sinto triste as vezes falta de interesse olhos pesado a melhor parte da minha vida é quando vou deitar a minha cama é a melhor coisa nesse momento.


Ilan

Em 02 de fevereiro de 2019 às 08:07

Ola Girlene;

Se a tristeza, falta de prazer e incapacidade de seguir em frente têm sido constantes na sua vida, então talvez esteja de fato sofrendo de depressão. Convém buscar psicoterapia e/ou tratamento psiquiátrico para correto diagnóstico e encaminhamento do tratamento.


Flavia

Em 21 de janeiro de 2019 às 10:05

Estou grávida de 14 semanas estou me sentindo mto triste não estou conseguindo trabalhar mais isso está me prejudicando só entro em conflitos com o pai do meu filho não sinto ânimo para nada a não ser ficar o dia todo na cama não consigo dar atenção para a minha filha de 9 anos pq eu só quero ficar no meu quarto deitada o dia inteiro! Gostaria de procurar um posicologo mais pessoas dizem que isso é frescura ou por eu estar grávida mas sinto uma angústia mto grande quando penso que tenho que fazer minhas tarefas pq não tenho vontade mais para nada. Devo procurar um médico ou são sintomas de gravidez ?


Ilan

Em 02 de fevereiro de 2019 às 08:00

Ola Flávia;
O ideal é sempre buscar uma ajuda e diagnóstico médico para entender os sintomas pelos quais está passando. Pela breve descrição apresentada, não me parece que os seus sintomas estejam relacionados à gravidez em si. Então o ideal seria de fato buscar orientação médica. Abraços e melhoras.


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