Surya Namaskar

Publicado em 02 de setembro de 2012.

 

Não se tem muita clareza sobre a origem exata da saudação ao sol, ou Surya Namaskar. Sabe-se porém que nos tempos védicos, Surya ( o Deus Sol), era sempre adorado durante os rituais diários. Provavelmente, a saudação tal qual a conhecemos hoje foi adicionada posteriormente, uma vez que não existem referências em escrituras tradicionais sobre essa sequência. Mas uma coisa é certa: essa sequência é ensinada e respeitada em todas as grandes linhas tradicionais de yoga.

Isso pode ser comprovado por quem pratica, que costuma perceber os seguintes benefícios:

– suavização das articulações;
– massagem e mobilização dos órgãos internos;
– maior tônus muscular e aumento do controle sobre os movimentos;
– maior capacidade respiratória e energética;
– maior flexibilidade geral, em especial da coluna, da região abdominal, costas, e parte posterior das coxas.

Em relação aos benefícios mentais, vale destacar o forte componente anti-depressivo dessa prática, que é capaz de auto-regular o humor e o ânimo de quem pratica com regularidade. Para os que sofrem de insônia e ansiedade, a prática também é uma ótima forma de queimar o excesso de preocupação.

Dentre as dezenas de variações existentes, essa é uma das que mais gosto. Sem saltos, malabarismos, pesos ou cordas. Fundamentalmente o movimento deve acompanhar a respiração. O corpo deve fluir para cada postura sem trancos e com muito cuidado e suavidade. Os detalhes da elevação das pernas após o Adho Mukha e do posicionamento do joelho próximo à testa antes de tocar o chão servem para tonificar ainda mais a região abdominal e alongar as pernas. Apesar de não parecer, praticar de forma lenta, sincronizando a respiração com o movimento pode ser bastante extenuante.

Quando feita dessa forma, a saudação ao sol também é uma excelente preparação para a prática de pranayama e de meditação. Sem ela, correríamos o risco de simplesmente dormirmos sentados ao tentarmos sentar diretamente para meditar de manhã, um erro muito comum.

Para os iniciantes, vale lembrar que a saudação deve preferencialmente ser feita pela manhã, com o estômago vazio e após se esvaziarem a bexiga e os intestinos. Procure sempre usar roupas leves que não prendam o corpo e de tecido natural, como o algodão. E lembre-se que nenhum vídeo ou instrução substitiu o acompanhamento de um professor qualificado, especialmente se você precisa adaptar as posturas ao seu corpo.

Pratique sempre, porque os benefícios do Surya Namaskar serão proporcionais à sua disciplina.


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