Pense e aja fora da caixa.

Publicado em 05 de dezembro de 2013.

Todos os dias de nossas vidas, repetimos o mesmo comportamento, por no mínimo umas 3 vezes durante o dia…comemos. Adicione a essa conta diária os momentos nos quais você escolhe algo para beber: um café, um suco, uma água, um refrigerante, cerveja, etc. Somados, veremos que esses momentos se repetem por no mínimo umas seis vezes durante um único dia. Isso significa que em média, em um ano, você toma alguma decisão nutricional por algo como umas 2.300 vezes. Mas muitas dessas oportunidades de nutrição são jogadas fora pela falta de tempo ou de conhecimento sobre o que comer e beber. Escolhemos por conveniência e ao longo dos anos, acabamos pagando o preço por nossas próprias escolhas.

Para ser sincero, a maioria dos produtos industrializados  que conhecemos não deveria nem ser chamado de nutritivo. Pior do que isso, alguns são efetivamente tóxicos. Mas o problema é que como o corpo tem um sistema poderoso para captar todos os nutrientes e metabolizar o que seria tóxico, isso pode demorar até décadas para aparecer…Mas uma hora a conta chega, na forma de sintomas mais ou menos graves conforme a nossa constituição, e consequentemente os nossos pontos de debilidade.

Por isso, parar e pensar antes de pedir uma bebida artificial ou uma comida industrializada cheias de açúcar e sal pode ser uma coisa simples e extremamente eficaz de se fazer. Levar uma fruta  ou tomar um suco pode ser uma medida simples e de grande resultado ao longo do tempo… Basta ler os rótulos dos produtos para ficarmos pasmos com a quantidade de produtos e substâncias químicas que contém. Agora imagine os efeitos de tantas substâncias tóxicas, ingeridas em excesso ao longo dos anos.

Por isso nos seus planos para 2014, inclua além da academia, uma promessa de se alimentar melhor ou de no mínimo, prestar mais atenção ao que anda colocando em seu prato. Experimente pesquisar e aos poucos mudar a sua forma de pensar e de agir, consumindo com mais consciência e atenção. É possível melhorarmos em muito a nossa qualidade de vida colocando um combustível de alta octanagem e não sujeira para dentro de nossos estômagos. O resultado imediato é mais disposição, menos problemas de saúde e ainda de quebra, talvez uma possível redução da nossa pegada ambiental.

Com a palavra, Vandana Shiva, que há muitos anos é defensora da agricultura familiar orgânica, além de maneiras mais simples de ser e estar no mundo. Existem sim várias formas para tornarmos o mundo um lugar menos tóxico e agressivo. E todos os dias podemos escolher fazer isso, ou apenas fecharmos os olhos…
http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2013/08/1331170-inimiga-n1-dos-transgenicos-fisica-indiana-denuncia-ditadura-da-industria-alimenticia.shtml


Comentários

Faça um comentário (seu e-mail não será publicado)