O sábio e as plantas

Publicado em 31 de julho de 2012.

“Muitos séculos atrás, em uma floresta do sul da Índia, um sabio médico ayurvédico se encontrava sentado embaixo de uma figueira. Ele ensinava a seus alunos os segredos da combinação de plantas para o tratamento natural das doenças. Então, ao amassar algumas folhas com as mãos, disse: “Quero que andem pela floresta e me tragam uma única planta que não tenha qualquer propriedade medicinal. ”

Eles tinham estudado em detalhes com seu mestre as aplicações e propriedades de cada planta  e conheciam bastante sobre as espécies nativas. Por dias a fio eles andaram, pensaram, discutiram procurando encontrar alguma planta que aparentemente fosse inútil, mesmo que fosse apenas decorativa ou que não tivesse qualquer propriedade terapêutica. Após alguns dias, voltaram de mãos vazias e disseram ao seu mestre: “Não encontramos nada que não tenha alguma função ou propriedade em prevenção ou cura de doenças.”

Então, o sábio satisfeito completou: ”Muito bem. Não existe nada na natureza que não tenha uma função para o restabelecimento da saúde. Agora vocês já estão prontos para a segunda parte do aprendizado: como combinar corretamente as plantas e ervas para a prevenção e correção de doenças. E deu início a sua aula…”

E assim, esse mesmo conhecimento tem sido transmitido durante milênios, sendo passado de geração em geração, de pai para filho. Os mesmos efeitos e benefícios que eram observados há mais de 5.000 anos, também podem ser experimentados hoje. Basta nos dedicarmos a entender a lógica por trás de cada sintoma e buscar o seu antídoto, que pode ser encontrado na natureza e numa reeducação de hábitos.”

Nos próximos posts, você irá ler mais sobre a utilização de remédios naturais, compostos por ervas e alimentos que tem a capacidade de revigorar o organismo, de forma a manter ou restabelecer a saúde.


Comentários

Faça um comentário (seu e-mail não será publicado)