CUIDADO Alimento Tóxico
Publicado em 25 de junho de 2013.

Nessa semana volto a abordar um dos meus temas favoritos, já que o nosso querido país não cansa de me surpreender (mal). Acabei de ler uma matéria, anexada abaixo, que dá mais detalhes e nos premia pelo 5o ano consecutivo como o país campeão mundial no consumo de agrotóxicos. Em parte, o crescimento desenfreado no consumo de agrotóxicos veio facilitar a vida dos agricultores, que tem menos trabalho em limpar as áreas e retirar as ervas daninhas, animais indesejados, insetos e afins. Tudo isso foi casado pela promessa dos vendedores de propiciarem colheitas maiores e mais rentáveis.
Por outro lado, para evitar que o agrotóxico matasse também as próprias plantas do cultivo foi necessário desenvolver uma técnica capaz de tornar as plantas mas resistentes. Ora, isso foi conseguido modificando os genes das plantas, fazendo com que tivessem a capacidade de resistir ao veneno e assim conseguirem se desenvolver mesmo em um ambiente altamente tóxico. Teoricamente, essas plantas seriam capazes de degradar o veneno e ainda assim crescerem belas e saudáveis. Se vocês já ouviram falar de alimentos transgênicos, saibam que é no cultivo desses que se concentra grande parte da aplicação dos venenos agrícolas.
O Brasil é campeão nos dois, tanto na produção de transgênicos, quanto nos agrotóxicos. Já falei aqui (Fique Longe da soja e de seus derivados no Brasil) que aqui, 90% da produção de soja é do tipo transgênica. E que obviamente, para sua produção, são despejadas toneladas e toneladas de agrotóxicos. Ops, má noticia para você que achava que leite de soja era mais saudável que leite de vaca…Bom, é claro que tudo isso que está acontecendo não é mera coincidência. Os argumentos a favor dos transgênicos, embutidos de agrotóxicos incluem: acabar com a fome, melhores resultados com o plantio, não comprovação de danos à saúde, blá, blá. Os resultados práticos são outros: câncer, doenças degenerativas, problemas neuronais e respiratórios, intoxicações agudas e morte dos agricultores. Mas com o sucateamento que sofre a nossa saúde pública, ninguém se preocupa com as consequências desse tipo de cultivo, muito menos em tentar associar uma coisa à outra. Ou seja, na prática, o “custo social” que isso deveria representar ao governo tende a zero, porque as pessoas acabam é morrendo de uma doença ou outra e ninguém está nem aí, até que o próprio bolso ou a saúde sejam afetados.
Achou que estou exagerando? “Segundo a Organização Mundial da Saúde, para cada 50 quadros de intoxicação por agrotóxico no mundo, apenas 1 é notificado.” Isso sem contabilizar nenhum caso crônico, que é posteriormente tratado como de
“etiologia desconhecida” e não são sequer computados em nenhuma estatística, a não ser a da própria doença. Para completar, o Brasil ainda permite que se usem aqui agrotóxicos proibidos em outras partes do mundo, o que torna o problema exponencialmente maior.
Quer ficar realmente espantado com o que come? Clique aqui para acessar a matéria que conta mais a respeito. Pela sua saúde e daqueles que você ama, prefira SEMPRE orgânicos. Não existe antídoto para retirar venenos do corpo, a não ser uma alimentacão, água e ar saudáveis. Coisas que andam cada vez mais em falta nos dias de hoje…
Comentários