Cenoura, de alimento a remédio…

Publicado em 29 de agosto de 2013.

A cenoura possui inúmeros benefícios para a saúde e entre os mais conhecidos estão a purificação do sangue e como consequência, a tonificação geral do organismo. O suco adocicado e o beta-caroteno presentes ajudam a melhorar o tônus, a firmeza e a aparência da pele, além de também ser muito benéfico para os olhos. O Beta-caroteno ingerido é metabolizado e depois transformado em vitamina A, sendo um importante nutriente para o fígado e um corretor de acidez para o sangue. O gosto adocicado ainda suaviza os distúrbios oriundos de Pitta, como excesso de calor e erupções na pele.

O suco de cenoura também pode ser um auxiliar às parturientes, tornando o leite materno ainda mais nutritivo para o bebê. Em alguns casos de intolerância ao leite materno, o suco de cenoura orgânico foi introduzido como substituto, com ótimos resultados. Além disso o suco da raiz melhora flatulências e seu chá tem a propriedade de ser diurético, auxiliando em processos de desintoxicação, inchaços e desconfortos durante a gravidez. Para flatulências, sugiro sempre adicionar gengibre à fórmula.

Em caso de dermatites, eczemas ou fissuras é possível ralar a cenoura e picar também algumas folhas. Amassando bem a mistura num pilão, pode-se espalhar essa pasta sobre a área afetada, o que ameniza os processos inflamatórios, irritantes e o calor localizado. Para potencializar esse efeito, pode-se fazer uma pasta adicionando argila, que seca, esfria  e retira as toxinas da pele.

O seu chá também parece ter propriedades importante contra a bronquite. Para isso basta cortar alguns pedaços e colocar uma colher de sobremesa adicionando água quente e deixar abafado por aproximadamente 10 minutos. Em caso de bronquite, convém somá-la aos efeitos de ervas como o alho, guaco, cúrcuma, tomilho e o próprio mel para melhores resultados.

É por isso que os alimentos e a cozinha são eternas fontes de pesquisa e descobertas.


Comentários

Faça um comentário (seu e-mail não será publicado)