Benefícios para quem recebe a Abhyanga

Publicado em 02 de fevereiro de 2014.

Muitas pessoas tem apenas uma idéia parcial sobre os benefícios da massagem indiana. Ao atender os clientes, percebo que eles já vem com a noção básica de que poderão ter uma melhora em seus níveis de estresse  e provavelmente também sentirão menos dores musculares depois da massagem. Mas a Abhyanga oferece muito mais do que isso. Nos textos clássicos, são citados diversos benefícios, especialmente para quem recebe a massagem com uma certa periodicidade. Destes, destaco:

– Mais brilho, firmeza e tonificação da pele e musculatura;
– Relaxamento e menor velocidade de pensamentos
– Lubrificação da pele, muscular e articular;
– Maior maleabilidade nos tecidos e nutrição muscular (especial para atletas);
– Interiorização da atenção e relaxamento profundo (ótimo para ansiedade);
– Incorporação gradativa do óleo ao corpo, tornando o corpo mais flexível e resilitente contra doenças;
– Ação prolongada tranquilizante e sedativa do Sistema Nervoso Central;
– Aquecimento, melhora na capacidade circulatória;
– Diminuição de processos inflamatórios;
– Potencialização da digestão e  queima de toxinas.

Os textos clássicos ainda indicam que a técnica correta deve colocar maior pressão, fluxo e intensidade no sentido oposto ao de crescimento dos pelos do corpo. Assim, o óleo penetra até as raízes do pelo, nas fáscias, tecidos subcutâneos e eventualmente chega até as terminações nervosas. Quanto mais o processo for repetido, melhores são os resultados a longo prazo.

Além disso, de acordo com o tipo de óleos vegetais e essenciais utilizados,  é possível potencializar determinados resultados, como por exemplo propiciar uma melhor circulação, um efeito relaxante mais intenso ou ainda uma ação anti-inflamatória.

Existem alguns estados de saúde nos quais essa massagem é contra-indicada por ser capaz de exacerbar os problemas. Estes incluem febre, diarréia, gripes fortes, náusea ou vômitos, intoxicação, uso de antibióticos e quimioterápicos e para as mulheres também quando estiverem em seu período menstrual.

Tirando esses períodos, a massagem pode ser aproveitada por pessoas de todas as idades, sem restrições. Mas muito melhor do que falar sobre a massagem é experimentar na prática seus efeitos no próprio corpo…

 

 


Comentários

Faça um comentário (seu e-mail não será publicado)