Lepa – o ataque à dor muscular pela raiz

Publicado em 03 de novembro de 2012.

Toda a dor é um sinal, fruto de compressão das terminações nervosas, o que também é entendido como um bloqueio energético segundo as medicinas orientais. Por isso, não deve ser tratada como um mal em si própria, mas sim como um alerta, um sintoma de que algo não vai bem. Vale observar a sua periodicidade, recorrência e intensidade, para não corrermos o risco de mascararmos problemas potencialmente maiores com o uso constante de analgésicos ou anti-inflamatórios. Dor que sempre volta merece uma investigação mais detalhada com o seu médico.

Agora se você como eu, costuma praticar exercícios ou exigir demais de sua musculatura, pode eventualmente exagerar… Muitas vezes sofremos torções, contusões ou apenas excesso de ácido lático acumulado, que irá precisar ser metabolizado pelo fígado. Mas para potencializar esse processo que pode levar até alguns dias, existem várias receitas que você pode fazer na sua cozinha, usando raízes, um pouco de hortelã e óleo vegetal. A boa notícia é que o preparado trata tanto para dores musculares quanto as articulares, ajustando-se apenas o tipo de óleo e a quantidade de raízes. Em ayurveda essa preparação é chamada de “Lepa”.

Se você, assim como eu, exagerou nos exercícios, se sofre de dores musculares ou apenas quer tentar uma opção natural antes de recorrer aos antinflamatórios, aqui vai uma receita simples que você pode fazer em casa. O que você vai precisar:

– Um pedaço de gengibre fresco
– Um pedaço de inhame fresco
– Uns 20ml  de óleo vegetal natural: pode ser gergelim cru, girassol ou ainda óleos mais elaborados como gengibre ou copaíba
– Um punhado de hortelã fresco
– Um pilão de madeira (preferencialmente)

1) Rale o gengibre e o inhame e faça uma mistura dos dois ingredientes num prato
2) Adicione o óleo apenas para umedecer e tornar mais fácil o trabalho no pilão
3) Pegue  as folhas de hortelã e jogue sobre a mistura
4) Amasse tudo com o pilão até obter uma consistência cremosa
5) Passe sobre a área afetada e deixe secar

Você também pode ainda aquecer ou cozinhar em fogo baixo essa mistura para que o efeito sobre a circulação seja ainda maior. Por ser um poderosíssimo antinflamatório natural eu também usaria o gengibre caso sofresse de dores articulares, nesse caso potencializaria a fórmula usando óleo de copaíba. Se você tiver um pano estreito e comprido (uns 3m) pode enfaixar a área depois da aplicação e dormir com a mistura.

Aviso, passe antes em uma pequena porção da pele e veja se tolera a sensação sobre a pele. O gengibre pinica um pouco e dá uma leve sensação de queimação superficial. Por isso a hortelã e o óleo, que além de funcionar como carregador, minimiza este efeito de queimação que poderia ocorrer, caso fosse aplicado diretamente sobre a pele.

É isso. Boas práticas e ótima recuperação.

 

 


Comentários

Faça um comentário (seu e-mail não será publicado)