Oscilações de humor

Todos nós passamos por altos e baixos na vida e é normal ficarmos mais alegres ou um pouco mais trsites dependendo da situação à qual estamos expostos. O problema é quando isso se torna recorrente e num nível de amplitude extremamente elevado, o que acaba sendo percebido e incomodando inclusive as pessoas com as quais convivemos.

O transtorno de humor é caracterizado por dois ou mais episódios nos quais temos osiclações extremas: o humor e o nível de atividade estão profundamente perturbados, sendo que por vezes pode ocorrer elevação do humor e aumento da energia / atividade e em outras ocasiões há um rebaixamento do humor e de redução da energia /atividade (humor mais deprimido).

Entre os principais sintomas está uma alegria maníaca injustificada por eventos da vida e por outro lado também uma tristeza profunda, inadequação e inatividade sem qualquer ligação objetiva com fatos. Por isso, se você notar em você mesmo ou em alguém que você ama algum desses sintomas, procure ajuda especializada. Existe tratamento psicoterápico e medicamentoso para os transtornos de humor e o acompanhamento combinado dessas duas especialidades costuma dar ótimos resultados.