reaprender a comer

Publicado em 07 de julho de 2012.


Comer bem é uma arte e um grande prazer e nos últimos anos, algo que tem ganhado cada vez mais notoriedade e sofisticação. Mas muitas vezes no meio de tanto requinte, esquecemos de algumas regras básicas sobre como potencializar nossa digestão. Não basta que a comida seja saudável, cuidados em sua preparação bem como a combinação correta são fundamentais para assegurar o melhor aproveitamento de todos os nutrientes pelo corpo.

Saber combinar os tipos de alimento pode ser um passo importante para prevenir e remediar alguns dos males mais comuns, tais como: dores de cabeça, queimação, refluxo, mal estar, enxaqueca, constipação, inflamações e dores abdominais, entre outros. A alimentação natural além de ser saudável, pode sim ser muito saborosa, desde que estejamos dispostos a preparar nossa própria comida e claro, investir um pouco de tempo e de energia para isso.

A primeira regra é cuidar para que todos os ingredientes sejam frescos e de preferência orgânicos, coisa que infelizmente ainda é muito cara em São Paulo. Devemos abusar de frutas, verduras e cereais que devem compor a base de nossa pirâmide. Pães e massas integrais vem a seguir e por último na escala gorduras, açúcares, sal, que devem ser consumidos com muita moderação.

Eu gosto de fazer a primeira refeição do dia com frutas, chá, mel, iogurte e aveia. As frutas combinam-se muito bem entre si (exceção das ácidas com frutas doces), mas não vão muito bem com outros alimentos. Por isso, o ideal é comê-las separadamente de outros alimentos. Comer frutas depois do almoço ou jantar, como sobremesa, não é lá muito boa ideia se você não estiver com o  estômago bem forte. As frutas vão muitíssimo bem com castanhas, amêndoas, nozes, amendoim, frutas secas e alguns cereais, como aveia em flocos ou moída, germe de trigo, linhaça inteira, sementes de abóbora ou girassol.

Se você é fanático pelo pão com manteiga, deixe pelo menos um espaço de uma hora entre as frutas e carboidratos ou gorduras. Falaremos mais sobre as diversas combinações nos futuros posts. Bom apetite e boa semana!


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